RIAC | Rede Integrada de Apoio ao Cidadão | Perto de si... para que viva melhor!Telefone800 500 501 > Chamada gratuita                Está disponível na RIAC o pagamento de portagens, através do serviço Payshop       Vaga de Perito Nacional Destacado na Direção- Geral Assuntos Económicos e Financeiros        Vaga de Perito Nacional Destacado na EuropeAid Desenvolvimento e Cooperação (DEVCO)        Vaga de Perito Nacional Destacado na EuropeAid (DEVCO)        Vaga de Perito Nacional Destacado na Direção- Geral Ajuda Humanitária (ECHO)                       RIAC | Rede Integrada de Apoio ao Cidadão | Perto de si... para que viva melhor!Telefone800 500 501 > Chamada gratuita                Está disponível na RIAC o pagamento de portagens, através do serviço Payshop       Vaga de Perito Nacional Destacado na Direção- Geral Assuntos Económicos e Financeiros        Vaga de Perito Nacional Destacado na EuropeAid Desenvolvimento e Cooperação (DEVCO)        Vaga de Perito Nacional Destacado na EuropeAid (DEVCO)        Vaga de Perito Nacional Destacado na Direção- Geral Ajuda Humanitária (ECHO)                       RIAC | Rede Integrada de Apoio ao Cidadão | Perto de si... para que viva melhor!Telefone800 500 501 > Chamada gratuita                Está disponível na RIAC o pagamento de portagens, através do serviço Payshop       Vaga de Perito Nacional Destacado na Direção- Geral Assuntos Económicos e Financeiros        Vaga de Perito Nacional Destacado na EuropeAid Desenvolvimento e Cooperação (DEVCO)        Vaga de Perito Nacional Destacado na EuropeAid (DEVCO)        Vaga de Perito Nacional Destacado na Direção- Geral Ajuda Humanitária (ECHO)       

Trabalho

    Estagiar L

O ESTAGIAR L tem os seguintes objetivos:

- possibilitar aos jovens com qualificação de nível superior um estágio profissional no contexto real de trabalho, que promova a sua inserção na vida ativa;

- complementar e aperfeiçoar as competências sócio-profissionais dos jovens, através da frequência de um estágio em situação real do trabalho;

- facilitar o recrutamento e a integração de quadros nas empresas através da realização de estágios profissionais; - promover a transição do percurso escolar dos jovens universitários para a vida ativa;

- apoiar a fixação de jovens nas ilhas de menor dimensão demográfica.

Execução do serviço

Pagamento

Entidade multibanco

Preço

Descrição

Destinatários

Por Resolução do Governo nº 107/2010 de 14 de Julho, Estagiar L destina-se a jovens recém-licenciados ou com mestrado realizado no âmbito do processo de Bolonha que, após a conclusão da respetiva formação, nunca tenham exercido funções na respetiva área de formação ao abrigo de contrato de trabalho, com idade não superior a 30 anos à data da apresentação da candidatura.

Quando fazer

- Para estágios com início a 1 de Outubro, as candidaturas decorrem no mês de Agosto;

- Para estágios com início a 1 de Janeiro, as candidaturas decorrem no mês de Novembro;

Tempo médio de realização

Os estágios do programa ESTAGIAR L têm a duração inicial de seis meses nas ilhas de São Miguel e Terceira, passíveis de prorrogação, por mais cinco meses.

Os estágios do programa ESTAGIAR L nas ilhas de Santa Maria, Pico, Faial, São Jorge, Graciosa, Flores e Corvo têm a duração inicial de onze meses, passíveis de prorrogação por mais doze meses, incluindo um mês de descanso, a gozar entre o 12.º e o 15.º mês.

O horário a cumprir é diurno, de 35 horas semanais.

Onde se dirigir

- Lojas da RIAC

- Direção Regional do Emprego e Qualificação Profissional

- Agências para a Qualificação e Emprego de Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Horta. 

Documentos a entregar

Para o projeto de Estágio a Entidade Promotora deve apresentar no site os seguintes documentos:

a) Declaração de Compromisso de Honra de que o candidato não presta, nem prestou serviço na entidade promotora;

b) Declaração de inexistência de dívida à Segurança Social e ao Estado

No caso das Entidades da Administração Pública Regional o número de estagiários a recrutar carece de autorização prévia do Presidente do Governo Regional.

Os jovens candidatos devem apresentar no site os seguintes documentos:

a) Fotocópia do BI ou CC;

b) Comprovativo de domicílio fiscal ;

c) Atestado de residência, há pelo menos 3 meses;

d) Declaração de Compromisso de Honra em como não exerceu, nem exerce qualquer atividade ao abrigo do contrato de trabalho na área de formação.

e) Comprovativo do NIB

Informação adicional

Aquando o preenchimento do formulário:

A candidatura deve ser efetuada através do site http://www.estagiar.azores.gov.pt

Guia para os candidatos:

- Antes de formular uma candidatura ao ESTAGIAR, o candidato tem que identificar-se, logo o primeiro passo, dentro da área do candidato, deverá ser o preenchimento completo, autentico do formulário, do separador “perfil”. Deverá, inclusive utilizar os modelos de declarações presentes neste formulário, imprimir, assinar, digitalizar e anexar nos respetivos campos.

- As ofertas de estágio são anúncios de procura de estagiários, não são candidaturas as ESTAGIAR. No separador criado para o efeito, o candidato, pode pesquisar por ofertas, e caso seja do seu interesse, contatar a entidade para em conjunto formularem uma candidatura ao ESTAGIAR. 

- No separador “FORMAÇÃO” o candidato deve indicar todos os dados solicitados sobre a sua formação. E outras formações de que é detentor e que enriqueça o seu perfil de candidato.

- No separador ”PESQUISAR CANDIDATURAS” os candidatos podem ver as candidaturas ao ESTAGIAR de todas as entidades.

· Pode selecionar qualquer candidatura e visualizar informações básicas sobre a candidatura.

· Caso a candidatura seja do interesse do candidato, deve primeiro contatar a entidade antes de fazer um pedido de admissão.

· Após fazer o pedido de admissão a uma candidatura, este terá que ser aceite pela entidade.

· A associação do candidato a uma candidatura ao ESTAGIAR só fica formalizada e terminada após a aceitação do pedido de admissão por parte da entidade, caso contrário o candidato não fica habilitado a um estágio.

· Um candidato pode fazer vários pedidos de admissão a várias candidaturas mas só pode ser admitido em uma única candidatura.

· A candidatura ao ESTAGIAR só fica totalmente terminada após a admissão do candidato na respetiva candidatura.

Guia para as entidades:

- Antes de formular uma candidatura ao ESTAGIAR, a entidade tem que identificar-se.

- Para tal, o primeiro passo, dentro da área da entidade, deverá ser o preenchimento completo e autentico do formulário, do separador “informação geral”. Deverá, inclusive utilizar os modelos de declarações presentes neste formulário, imprimir, assinar, digitalizar e anexar nos respetivos campos.

- “OFERTAS DE ESTÁGIO”: As ofertas de estágio são anúncios de procura de estágios, não são candidaturas ao ESTAGIAR. Se desejar pode adicionar uma imagem de anúncio.

- “CANDIDATURAS”: Neste separador pode ver as candidaturas ao ESTAGIAR ou formalizar novas candidaturas de estágio L e/ou T.

· No campo número de Pessoal saberá a quantas vagas disponíveis existem (o número é estipulado de acordo com o número de trabalhadores constantes do Relatório Único, e no caso de se tratar de entidade da Administração Pública Regional de acordo com as autorizadas)

· O botão “Adicionar Candidatura L/T” apresenta formulário para nova candidatura.

· O endereço no formulário da candidatura representa o local onde o projeto irá decorrer e onde os estagiários irão desenvolver as suas atividades.

· Deve mencionar o número de estagiários a admitir na candidatura, estando este número limitado ao mencionado

· Indicar a ilha onde decorrerá o estágio (a duração varia de acordo com a ilha selecionada e tipo de estágio L ou T, o número de meses encontra-se explicado no respetivo campo)

· Indicar o horário que será efetuado pelo candidato (alerta-se para o fato de que o mesmo deverá ser 35 Horas semanais)

· A candidatura ao Estágio só fica totalmente terminada após admissão dos Estagiários na respetiva candidatura.

- “PESQUISAR CANDIDATOS”: A entidade poderá pesquisar os candidatos registados no sistema, existindo várias opções de pesquisa por: ilha, concelho e freguesia.

· Ao clicar no nome do candidato poderá ter acesso aos dados disponibilizados pelos mesmos e entrar em contato com os candidatos.

- “SEPARADOR CANDIDATURAS” (após pedidos de admissão de candidatos):

· Sempre que um candidato efectua um pedido de admissão a candidaturas, a entidade poderá ver a informação no separador candidaturas.

· Para admitir um candidato, basta clicar sobre o seu nome, perto da respetiva candidatura, e seguir os restantes passos, sendo o “Aceitar Candidato” o ultimo passo para associar um jovem à candidatura. Ao aceitar o candidato a entidade e o jovem receberão um email a notificar da admissão.  

· Só após a admissão do candidato é que a candidatura fica habilitada para análise. O “pedido de admissão” não é sinónimo da admissão do candidato, mas sim do interesse do jovem em ser admitido na respetiva candidatura, o qual sendo aceite, gerará a admissão do jovem na candidatura.

Os jovens recebem uma compensação no valor ilíquido de €720,00 e subsídio de refeição.

Mais informações consulte o site do Programa Estagiar: http://www.estagiar.azores.gov.pt/

Entidade responsável

Direccao Regional do Trabalho Qualificacao Profissional e Defesa do Consumidor

Execução do serviço

Governo dos AçoresAcessibilidadeIGLCCaixa Geral de Depósitos